O Google apresentou na última terça-feira (21) novos mecanismos e aplicativos experimentais para ajudar a criar um ambiente digital mais saudável e livre de vícios. Um deles é uma espécie de um envelope de papel que permite ao usuário fazer apenas ligações de emergência.

Dois modelos do produto foram apresentados. Um que permite atender ligações, acessar contatos rápidos e ver as horas. 

O outro permite tirar fotos e vídeos, mas sem ver o resultado do clique. Ambos contam o tempo que a pessoa ficou sem usar o dispositivo.

Até o momento o envelope funciona apenas com o Google Pixel A3 e conta com um aplicativo que adapta o smartphone para o tempo em que estiver dentro do envelope, limitando atividades.

Quem tiver o dispositivo, deve baixar o aplicativo disponível na Play Store e montar o envelope a partir de um PDF disponibilizado pela própria Google. 

A Google diz que se inspirou ao ver pessoas comprando segundos dispositivos, mais simples, como os velhos Nokia “tijolo” para uso no final de semana, e decidiu criar uma alternativa para uma restrição as funcionalidades dos smartphones.

Os produtos fazem parte de uma iniciativa para o bem-estar digital, uma coleção de ideias e ferramentas para ajudar os usuários e desenvolvedores a encontrar e criar um balanço no uso da tecnologia. Todos os códigos usados são abertos e gratuitos a interessados.

*R7