Um curioso robô que assume a função de manicure e finaliza as unhas em apenas dez minutos se tornou a sensação do TikTok nesta semana. A máquina começou a ser usada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, e ganhou repercussão pelo valor cobrado para fazer a esmaltação, de apenas US$ 8, cerca de R$ 45 em conversão direta.
A empresa por trás do projeto Clockwork explicou que o processo de automação do robô se dá por meio de duas câmeras 3D e uma GPU Nvidia CUDA. O consumidor coloca a mão na câmara e a máquina diferencia unha de pele. Com esse mapeamento, que ocorre em segundos, o Clockwork começa a esmaltação de acordo com a mão de cada pessoa.

O procedimento, contudo, oferece apenas dez opções de cores para pintar as unhas. A máquina não é capaz de fazer detalhes profundos, como usar desenhos, colar adesivos de unha, entre outros serviços feitos no dia a dia. São realizados serviços simples, que substituem a esmaltação em casa.
A iniciativa prendeu a atenção de muitos consumidores devido à rapidez. Porém, uma preocupação latente entre os usuários que visualizaram o vídeo no TikTok foi sobre o futuro do trabalho das manicures. A empresa, todavia, destaca que a máquina não irá substituir os profissionais que trabalham com este tipo de serviço. A intenção é apenas “dar um jeitinho” para quem está sem tempo e não pode parar no salão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/k/Z/AHpMsCSLGFbqcgcl1HSw/1e30258a-5f40-4cbc-83a7-bdc4a27d3ba7-u1xls0vg.jpeg)
Clockwork usa capturas em 3D para delimitar as unhas de clientes — Foto: Divulgação/Clockwork
A empresa pretende colocar o Clockwork posicionado em lugares estratégicos, como shoppings, estações de metrô e outros locais públicos com bastante movimento. Além disso, a busca é também aprender outros serviços realizados pelas manicures e programar a Inteligência Artificial (AI) para replicar. Daqui a um tempo, os empresários planejam usar essa automação para outros processos de beleza.
*Techtudo