Os exercícios para garantir a estabilidade do Runet, uma alternativa da Rússia à Internet global e que retira o país da rede mundial, foi realizado com sucesso na última segunda-feira, conforme o Ministério das Comunicações e Meios de Comunicação de Massa (Minkomsvyaz). “Os resultados dos exercícios mostraram que, em geral, tanto as autoridades quanto as operadoras de telecomunicações estão prontas para responder efetivamente a riscos e ameaças emergentes, para garantir o funcionamento estável da Internet e da rede de telecomunicações unificada na Federação Russa”, disse acordo com o vice-chefe do órgão, Alexey Sokolov.

O objetivo é que rede possa se isolar de servidores externos e continuar funcionando. Isso vai permitir isolar a Internet no país dos servidores mundiais e garantir seu funcionamento, mesmo em caso de uma ciberguerra mundial. Segundo Sokolov, vários cenários foram elaborados durante os exercícios. Um deles é verificar a integridade e a segurança da Internet como resultado de influências negativas externas. Outro estava relacionado à segurança dos assinantes de celular, incluindo a proteção de seus dados pessoais, a capacidade de interceptar tráfego, SMS e divulgar informações sobre sua localização.

Os riscos e vulnerabilidades dos dispositivos da Internet das Coisas também foram investigados, inclusive quando usados em instalações críticas de infraestrutura de informações, por exemplo, no campo do fornecimento de energia. “Os cenários que elaboramos não são exaustivos do ponto de vista das ameaças que investigamos. Continuaremos esse tipo de pesquisa e ensino nos próximos anos. Nossa tarefa é fazer tudo sempre funcionar. Entendemos que surgirão novos desafios e ameaças aos quais devemos estar preparados para responder “, afirmou o vice-ministro das Comunicações.

Ele acrescentou que os cenários foram elaborados por vários dias em Moscou. “Além disso, juntamente com o Ministério de Emergências, avaliamos o nível de coordenação entre agências durante os trabalhos de reparo e construção de redes de comunicação como resultado de emergências e desastres naturais”, finalizou. As conclusões dos exercícios serão resumidas e apresentadas ao presidente Vladimir Putin nos próximos dias.

*Zerohora