A Apple anunciou nesta segunda-feira um aplicativo pago de notícias em seu evento focado em novos serviços nesta segunda-feira.

O app reunirá uma série de publicações ao alcance de apenas uma assinatura. Chamado simplesmente de Apple News+, o serviço tem como principal chamariz a presença de algumas das maiores revistas do jornalismo americano.

Em uma demonstração rápida, o vice-presidente de aplicações Roger Rosner mostrou como o design do aplicativo se adapta a diferentes telas, como do iPhone e iPad. Também será possível que revistas criem formatos de conteúdo próprios para o app, como uma capa animada.

Segundo o executivo, são mais de 300 revistas dentro do aplicativo. Na demonstração foi possível ver Vogue, Rolling Stone, New Yorker, Wired, entre outras.

Também terá conteúdos de sites famosos nos Estados Unidos, como The Cut (focado em moda e universo feminino), TechCrunch (negócios de tecnologia) e jornais como Los Angeles Times e Wall Street Journal.

Um dos recursos do serviço é que as indicações acontecerão apenas dentro do dispositivo. Segundo a empresa, o Apple News não coletará dados e não terá propagandas direcionadas. A Apple também não saberá ou manterá registros do que cada um está lendo.

O app está disponível hoje mesmo, e o preço será de US$ 9,99 e com uma única assinatura será possível ter diversos perfis dentro de uma família.

Estados Unidos e Canadá são os primeiros países a ter acesso ao Apple News Plus. Ainda neste ano, os usuários na Austrália e no Reino Unido também vão poder usar a novidade.

*Correiodopovo