Em comunicado publicado nesta quinta-feira (31), o Facebook e o Instagram anunciaram que removeram 783 páginas, grupos e contas falsas de suas respectivas plataformas. Segundo a empresa, a ação partia do Irã e visava atingir e manipular a opinião pública de pessoas de todo o mundo, mais especificamente, do Oriente Médio e do Sul da Ásia desde 2010. 

Os administradores das páginas e proprietários de contas se representavam como locais e, geralmente, usando contas falsas postavam mensagens que repetiam o conteúdo e reportagens da mídia estatal iraniana sobre assuntos como as relações entre Israel e a Palestina, os conflitos na Síria e no Iêmen, incluindo o papel dos EUA, da Arábia Saudita e da Rússia. Embora as pessoas por trás dessa atividade tenham tentado ocultar suas identidades, a rede social afirmou que, por meio de análise manual, conseguiu rastrear a origem das contas. 

As remoções se basearam na atividade de pessoas identificadas no ano passado, com a ajuda da empresa de segurança FireEye. A colaboração desta companhia tem sido fundamental para o sucesso dessas operações, disse o Facebook em nota. 

Após inúmeras críticas à falta de ação do Facebook para barrar a propagação das notícias falsas, Nathaniel Gleicher, chefe da política de segurança cibernética da empresa, disse em pronunciamento que a companhia está investindo na construção de melhores tecnologias e atuando junto com a polícia e empreendimentos especializados para impedir ações como esta.  

— Estamos trabalhando constantemente para detectar e interromper esse tipo de atividade, porque não queremos que nossos serviços sejam usados para manipular pessoas. Estamos removendo essas páginas, grupos e contas com base no comportamento deles, não no conteúdo que eles publicam. Nesse caso, as pessoas por trás dessa atividade se coordenavam entre si e usavam contas falsas para se apresentar falsamente, e essa era a base para nossa ação — afirmou Gleicher.

A companhia revelou os seguintes dados resultantes da operação:  

Presença no Facebook e no Instagram: 262 páginas, 356 contas e 3 grupos no Facebook, além de 162 contas no Instagram. 

SeguidoresCerca de 2 milhões de contas seguiram pelo menos uma dessas páginas, cerca de 1,6 mil contas participaram de, pelo menos, um desses grupos e mais de 254 mil contas seguiram, ao menos, uma dessas páginas do Instagram. 

Publicidade: Menos de U$ 30 mil em gastos com anúncios no Facebook e Instagram pagos principalmente em dólares americanos, libras esterlinas, dólares canadenses e euros.  

Eventos: 8 eventos hospedados. O primeiro foi agendado para maio de 2014 e o mais recente foi agendado para maio de 2018. Até 210 pessoas manifestaram interesse em pelo menos um desses eventos. Não foi confirmado se algum desses eventos realmente ocorreu.

*Zerohora