Pesquisa realizada pela University College London (UCL) mostra que meninas são duas vezes mais propensas a ter depressão em relação aos meninos devido ao uso das redes sociais.

Conforme o estudo, 40% das adolescentes apresentaram sinais clínicos de depressão, enquanto nos meninos esse índice alcançou 11%.

Os pesquisadores afirmaram que essa porcentagem é consequência do assédio online, da baixa autoestima, bem como de poucas horas de sono. As meninas de 14 anos passam mais horas navegando nas redes sociais, usando até três horas do dia online, o dobro do tempo dos garotos da mesma idade.

A pesquisa apontou ainda que apresentam depressão 12% dos usuários que utilizam as redes sociais de forma moderada e 38% daqueles que fazem uso excessivo, durante mais de cinco horas diárias.

Além disso, 40% das meninas e 28% dos meninos são afetados pela imagem estética apresentada como ideal nas redes sociais.

O estudo foi financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social (ESRC) e analisou 11 mil adolescentes no Reino Unido. Os participantes responderam a um questionário com informações sobre o tempo diário de uso de redes sociais, assédios online, padrões de sono, autoestima e realizaram o Moods and Feelings Questionnaire (um questionário sobre seu estado de ânimo).

*Clubedohardware