A Sony confirmou na manhã desta terça-feira (16), por meio de sua conta do Twitter, algumas das informações mais aguardadas sobre seu novo console, cujo nome oficial não foi divulgado, mas fãs já chamam de Playstation 5 (PS 5). Até agora, somente rumores sobre a nova plataforma de jogos haviam sido divulgados na internet como vazamentos.

Mas desta vez, a empresa compartilhou em sua conta entrevista ao portal Wired do arquiteto-chefe do Playstation 5 (PS4), Mark Cerny. E ele revelou uma série de novidades sobre o console. A reportagem confirma uma das informações mais esperadas por fãs: o novo aparelho será retrocompatível com jogos do seu antecessor: significa que jogos de PS 4 rodarão no PS 5, algo que hoje não ocorre — jogos de PS 3 não são compatíveis com o PS 4. 

Resolução em 8k

O arquiteto-chefe garante que o console não chegará em 2019, mas não confirma nova data. Segundo ele, vários estúdios já começam a desenvolver jogos do PS 5, que também vai manter o uso da mídia física (DVD). 

O PS 5 terá também suporte a Ray Tracing, uma tecnologia que simula o comportamento dos raios de luz em ambientes 3D, garantindo efeitos realistas como reflexos e distorções. Além disso, o PS 5 terá, segundo Cerny, resoluções até 8K e áudio em 3D.

— Como gamer, fiquei decepcionado que o áudio não melhorou tanto do PS3 pro PS4 — disse o executivo, que garante que a evolução será notória agora.

O engenheiro promete uma nova experiência em matéria de jogos eletrônicos a partir do PS 5:

— A grande questão é se um console adiciona só uma camada às experiências que já temos ou se realmente permite mudanças fundamentais no que jogar pode ser — afirmou.  

*Zerohora