Depois de liberar um atalho de pesquisa de figurinhas para aparelhos Android no ano passado, o WhatsApp está testando expandir a ferramenta também para usuários de iPhone. De acordo com o site especializado WaBetaInfo, que analisa códigos beta do WhatsApp, a ferramenta será capaz de pesquisar por diferentes tipos de stickers, inclusive os personalizados.

O pacote de figurinhas padrão do WhatsApp já conta hoje com esse recurso. Com o novo atalho, porém, também entrarão na busca os stickers feitos pelos usuários – você poderá buscá-los tanto por palavras-chave quanto por emojis.

Para a pesquisa funcionar, é necessário que as figurinhas de terceiros tenham identificações – o aplicativo Sticker Maker Studio ajuda nisso e permite que você associe até três emojis à figurinha, para que o WhatsApp possa reconhecê-las.

A nova ferramenta está disponível em versão teste e deve ser liberada para todas as contas em próximas atualizações.

Como saber se uma conta de WhatsApp ainda existe?

A segunda questão na pergunta, sobre como saber se há alguém ainda utilizando o seu número antigo, acaba envolvendo mais um daqueles detalhes “curiosos” do WhatsApp.

Infelizmente, o WhatsApp não informa quando um número não está cadastrado no serviço. O que existe – e que tem quase o mesmo efeito – é aquilo que você já talvez já saiba: basta adicionar um contato na sua agenda e depois pesquisar dentro do WhatsApp para ver se esse contato aparece.

Se o contato não aparecer no WhatsApp e não for possível enviar mensagens, é porque aquele número não possui uma conta de WhatsApp ativa.

Se a mensagem puder ser enviada mas nunca for entregue (o segundo “tique” não aparecer do lado da mensagem), pode ser que a conta exista e não esteja ativada ou conectada em nenhum aparelho.

Número não deve ser abandonado

Outro alerta: não é correto abandonar o número de telefone após o roubo da conta do WhatsApp. Em vez disso, você deve tentar reativar o WhatsApp imediatamente.

A tentativa de reativação faz que o acesso do invasor seja derrubado. A partir desse momento, começa a valer o prazo de sete dias para que o WhatsApp desligue a verificação em duas etapas e permita que você reative o WhatsApp normalmente em seu smartphone.

Abandonar o número de telefone e deixar a conta na mão dos criminosos apenas permite que eles continuem tentando aplicar golpes em seus grupos e amigos.

A denúncia da conta também não é um método eficiente para lidar com o roubo da conta. Embora a denúncia possa funcionar, ela talvez não tenha resultado imediato. A atitude correta é tentar reativar o WhatsApp.

*Osul