O WhatsApp está testando o envio de fotos e vídeos autodestrutivos desde novembro, e foram encontradas novas informações sobre o recurso. De acordo com imagens capturadas pelo site especializado WABetaInfo, o mensageiro poderá permitir que os destinatários tirem prints das imagens antes que elas sejam removidas automaticamente pelo aplicativo.

Segundo os prints revelados pelo portal, o WhatsApp exibirá um alerta para o usuário no momento em que ele enviar uma foto autodestrutiva. A mensagem diz que os destinatários só poderão ver a imagem uma única vez, mas poderão fazer capturas da tela dentro do tempo de exibição, que é determinado previamente pelo remetente.

Até o momento, não estava claro se o WhatsApp permitiria ou não fazer prints das imagens autodestrutivas. No entanto, o WABetaInfo afirma que o texto de aviso encontrado nos testes também revela que a empresa não deseja incluir um recurso que avisaria ao remetente quando um contato tirasse um print das imagens autodestrutivas.

A função de envio de imagens autodestrutivas está em fase de desenvolvimento tanto para Android quanto para iPhone (iOS), e ainda não há previsão de lançamento para o público geral. Sabe-se, porém, que o app dará ao usuário a possibilidade de escolher por quantos segundos a imagem ficará visível para o contato. Além disso, antes de abrir a mídia, o amigo será alertado de que aquele conteúdo só poderá ser visto uma vez.

Desde novembro o WhatsApp está lançando ferramentas para destruição automática de mídias. Recentemente, o WABetaInfo também descobriu que o mensageiro pode diminuir o tempo de visualização das mensagens temporárias, recurso que já está disponível para todos. Atualmente, as conversas permanecem no WhatsApp por sete dias, mas esse limite poderá ser reduzido para 24 horas. Os testes mostram que membros de grupos também poderão ativar as mensagens que somem sozinhas no chat grupal, opção que atualmente só é liberada para o administrador.

Velocidade de áudios

O WhatsApp começou também a liberar a função que permite acelerar a velocidade dos áudios. No entanto, até o momento, houve apenas informações que a funcionalidade está valendo para aparelhos com sistemas Android.

Usuários do Twitter relataram o recebimento da função para economizar tempo no momento da reprodução de mensagens de voz no aplicativo para Android. Porém, nenhum dos que relataram diziam possuir um aparelho com o sistema iOS.

As postagens abordando a nova função começaram a aparecer no dia 21. “O WhatsApp colocou a função de aumentar a velocidade do áudio em até 2x”, disse um usuário no Twitter. “Agora tem como acelerar o áudio no WhatsApp”, relatou outro internauta.

A nova funcionalidade surge em forma de etiqueta abaixo da mídia de áudio recebida pelo usuário. Neste espaço exibe a velocidade da reprodução do áudio e três opção de aceleração: 1x, 1,5x e 2x.

*Osul