Um pesquisador encontrou um bug nos iPhones capaz de desativar completamente o Wi-Fi dos celulares da Apple. De acordo com Carl Schou, responsável pela descoberta, certos nomes de rede com símbolos de % podem desativar o acesso à internet sem fio para sempre, a menos que o proprietário tome medidas adicionais.

Schou compartilhou a informação em um tweet, no qual ele explica que, ao conectar o dispositivo a uma rede com o nome “% p% s% s% s% s% n”, a conexão via Wi-Fi foi completamente desativada. Funções como o AirDrop, que dependem de conectividade, também foram interrompidas.

Na tentativa de encontrar uma resposta, o site especializado 9to5Mac sugere que o fato de o caractere “%” ser usado em linguagens de programação pode afetar a recepção da informação pelo sistema. De forma detalhada, vale dizer que o símbolo de porcentagem representa o comando para salvar os caracteres de uma string, ou seja, sequência que forma palavras e frases.

Portanto, as redes que causam esse bug são passadas para uma biblioteca interna, local responsável pelas formatações do string. É nesse momento que a identificação do Wi-Fi pode gerar um comando capaz de resultar em um estouro de buffer (transbordamento de dados).

A questão preocupante é que o problema persistiu mesmo após reiniciar o iPhone. Nesse caso, será preciso redefinir as configurações de rede. Para fazer isso, é preciso acessar “Ajustes” → “Geral” → “Redefinir”. Entre as opções disponíveis está o “Redefinir configurações de rede”, que resolverá o problema.

A Apple não se posicionou sobre o caso até agora. A expectativa é de que a fabricante envie uma atualização de sistema para corrigir a brecha. Enquanto isso não acontece, o ideal é evitar a conexão com redes com essa característica.

Iphone 7

Quase cinco anos se passaram desde que a Apple apresentou o iPhone 7 ao mundo, mas ele ainda é o celular usado mais vendido na Trocafone, empresa brasileira de venda e compra de smartphones seminovos. O balanço que constata a alta procura do modelo por consumidores brasileiros considera as vendas realizadas entre janeiro e junho de 2021. Apple e Samsung são as únicas marcas que aparecem no Top 10.

O iPhone 7 (e até mesmo o iPhone 8) pode parecer uma boa opção de compra pelo preço relativamente baixo, se comparado a outros modelos da marca – especialmente para quem nunca esteve no ecossistema da Apple e deseja experimentar sem gastar muito. O telefone tem tela pequena de 4,7″ e botão Home físico, o que atrai os mais saudosistas, e já contava com NFC, para pagamentos por aproximação, mesmo naquela época.

*Osul