O The Information publicou um artigo nesta sexta-feira (12) que aponta para a possibilidade de o Facebook entrar para o mercado de relógios inteligentes a partir do próximo ano. De acordo com as informações, a empresa de Mark Zuckerberg já começou a trabalhar em um smartwatch, que deve chegar às prateleiras a partir de 2022.

Segundo as informações, a intenção de Zuckerberg é lançar um dispositivo com conexão celular e com foco na comunicação social, ou seja, o acessório terá como maior destaque a possibilidade de utilizar mensageiros direto do pulso, sem a necessidade de um smartphone.

Atualmente, o grupo detém três grandes aplicativos que permitem o envio de mensagens: o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Instagram, cujo foco principal é o compartilhamento de imagens e vídeos, mas também tem sua própria área dedicada para “mensagens diretas”.

Com isso, é possível esperar que o gadget de Zuckerberg possua uma grande integração com esses três serviços. Além disso, graças a conexão com uma rede celular, possivelmente LTE (4G) será possível enviar e receber mensagens nos aplicativos sem depender de um smartphone conectado frequentemente ao vestível.

Apesar de seu foco principal ser o envio de mensagens, o gadget, é claro, poderá contar com várias funções comuns em um smartwatch, como um monitor de frequência cardíaca e um oxímetro, por exemplo.

Em relação ao software, a principio ele deverá ser carregado com uma interface de código aberto do Android, do Google, mas alguns relatos apontam que a empresa já trabalha para lançar seu próprio sistema operacional, que pode embarcar na geração seguinte de smartwatches do Facebook, com estreia provavelmente em 2023.Imagem: Apple Watch poderá ser um dos principais concorrentes do Facebook no segmento.

Até o momento, não há uma previsão de preço para o suposto vestível do Facebook, mas analistas do mercado esperam que ele chegue como uma alternativa mais em conta aos populares Apple Watch Series 6, que hoje são encontrados por valores a partir de US$ 399 nos Estados Unidos – no Brasil, a partir de R$ 5.299, oficialmente.

Vale lembrar que, caso os rumores se provem verdadeiros, não é inédito que o Facebook trabalha com dispositivos inteligentes. A empresa já possui, por exemplo, o Facebook Portal – acessório semelhante a Echo Show, da Amazon, e que já permite a transmissão de conteúdos da Netflix.

OU VEJA AQUI

*Tudocelular