Impressoras são rebeldes por natureza. Não bastasse isso, usuários do Windows 10 vinham lidando com uma atualização para o sistema operacional que, depois de instalada, causava a emblemática tela azul da morte quando algum documento era enviado para impressão. Não mais: uma correção definitiva para o problema já está sendo liberada pela Microsoft.

A falha só não foi considerada mais grave por não afetar todo tipo de impressora. Apenas drivers de determinados equipamentos, como alguns modelos da Kyocera, Ricoh e Zebra, tinham relação com o bug.

Aos usuários afetados pelo problema, a Microsoft orientava a desinstalação do update problemático (KB5000802) ou a aplicação de uma correção temporária até uma nova atualização ser disponibilizada.

Como essa não é uma falha crítica do ponto de vista da segurança, a correção definitiva poderia ser liberada apenas em uma próxima Patch Tuesday, ou seja, viria em um pacote cumulativo.

Mas, como o problema estava afetando a rotina de muitos usuários, principalmente no segmento corporativo, a Microsoft agiu rápido e já liberou a atualização.

Para instalá-la, basta ir em Menu Iniciar-Configurações-Atualização e Segurança e Windows Update. A correção em questão está dentro do pacote KB5001567, que deve aparece em Atualização de qualidade opcional disponível.

Note que essa atualização é direcionada ao Windows 10 20H2. Em computadores com versões mais antigas do sistema operacional (1903/1909), a correção em questão aparece no pacote KB5001566.

Em ambos os casos, basta clicar Baixar e Instalar e reiniciar o computador para o procedimento ter efeito.

Placas gráficas

A Microsoft vai tornar a gestão de hardware do Windows 10 ainda mais poderosa. Mesmo ao nível das placas gráficas e posso dar um exemplo em concreto. No novo Windows vai ser possível gerir de forma eficaz múltiplas placas gráficas. Assim vai poder dizer que aplicações utilizam a gráfica menos poderosa e quais as que devem usar a mais poderosa.

Já há críticas ao novo Windows?

Como sempre, nada do que está para sair se livra de críticas. A Microsoft vai trazer uma nova função que se chama Notícias e Interesses para a barra de tarefas. Isto significa que vamos ter um rápido acesso às notícias através de uns poucos cliques.

A nova função de Notícias e Interesses funciona por cima da pesquisa do Windows e da Cortana.

Assim deve disponibilizar conteúdos personalizados a cada utilizador.

Dito isto, o feed pode ser acedido quando passa o mousse por cima do ícone do tempo na barra de tarefas. Deve chegar ativado por efeito no Windows 10. Entretanto, não pode remover o feed de notícias. Nem tão pouco desativado por completo. Tudo porque está enraizado no sistema.

*OSUL