A Apple anunciou nesta segunda-feira, durante o WWDC 2019 (WordlWide Developer Conference), convenção anual da empresa, o iOS 13, a nova versão do Mac Pro, preocupação com segurança de dados e fim do iTunes.

Entre as novidades do sistema operacional estão melhoria na velocidade, principalmente em dispostivos antigos, que tendiam a ficar mais lentos a cada atualização. Craig Federighi, o vice-presidente sênior de engenharia de software, também anunciou que o iOS 13 conta com uma versão noturna. Os usuários também vão conseguir desbloquear os aparelhos 30% mais rápido que na versão anterior, sistema novo no teclado – que permite que palavras sejam escritas quando deslizando o dedo pelas letras – e atualizações no Safari e Apple Mail.

A empresa também destacou a preocupação com a segurança dos dados dos usuários, que podem decidir passar as informações pessoais “apenas uma vez”, o que impede que um aplicativo ou sistema rastreiem sua localização. 

Porém, entre as novidades de lançamento, a Apple anunciou o fim do iTunes e disse que agora terá aplicativos separados para música, podcast e vídeos para o Mac. Antes, a empresa resistiu em deixar de lado a plataforma, que unia as três funções multimídia.

*Coreiodopovo