Todos já passamos pela estressante situação de estar assistindo a um filme e, de repente, o sinal de wi-fi fica fraco e põe fim ao entretenimento. Ou então, o navegador começa a rodar sem parar e nada de carregar a página que você quer utilizar.

O problema provavelmente está relacionado a alguns fatores que podem ser resolvidos de maneiras rápidas e simples. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia da Computação da Unisinos Lucio Renê, uma delas é afastar o roteador de paredes ou outros objetos metálicos que possam estar no caminho das ondas de rádio.

Com uma conexão mais eficiente, é possível navegar sem incômodos, seja quando estiver assistindo a vídeos, a filmes ou então baixando aplicativos com grande quantidade de dados. Para obter uma experiência de melhor qualidade, veja, abaixo, soluções que podem solucionar alguns dos problemas de navegação:

1) Coloque o roteador em um local aberto

Por ser uma rede sem fio, o wi-fi é afetado pela interferência de obstáculos, como paredes, pisos e tetos. Mantê-lo próximo de objetos metálicos, como telefones sem fio, micro-ondas e geladeiras também não é adequado.

O ideal é deixar o roteador em um local aberto, no andar principal da casa, longe de paredes e barreiras. Deixá-lo no chão também é um erro, o mais correto é acima de um móvel.

— Os equipamentos têm especificações de maior potência do sinal, então, para ambientes mais amplos ou com muitas paredes, deve-se escolher um roteador potência de 5 dBi em vez de 2 ou 3, como são os mais comuns — explica Renê.

A frequência com que o roteador está configurado para trabalhar também pode ajudar. Hoje, segundo Renê, estão homologados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aparelhos wi-fi de 2.4 GHz e de 5 GHz (frequência do sinal de rádio que define os canais).

— Os equipamentos de 2.4 são mais tradicionais, os primeiros a serem vendidos. Têm uma velocidade de tráfego de dados menor, porém, têm alcance maior e passam obstáculos como paredes de forma mais fácil. Os de cinco são de tecnologia mais nova, com velocidade de até três vezes mais. Mas com alcance menor e mais dificuldade para passar por obstáculos. Normalmente, estes últimos podem ser configurados para trabalhar em 2.4 ou 5 GHz, daí vai da escolha do usuário, e de onde ele que usar — informa o coordenador.

2) Configure corretamente o aparelho de rede

Para que o roteador funcione de maneira eficiente, é preciso que esteja corretamente configurado, assim, ele sempre usará o canal que estiver com menor interferência.

— Geralmente, os fabricantes explicam no manual ou fornecem aplicativos para facilitar essa configuração — afirma Renê.

3) Use um repetidor de sinal

Caso seja inviável colocar o roteador em um local adequado, há a possibilidade de obter uma melhora adicionando equipamentos repetidores de sinal. Eles têm como função captar o sinal do wi-fi do roteador e ampliar o alcance para grandes ambientes.

O objeto é portátil e pode ser facilmente instalado em qualquer cômodo da casa. É importante que se dê preferência para um local em que o sinal do roteador possa ser ampliado – vale lembrar que ele só repete o sinal já existente.

*ZEROHORA