Muito se tem falado e repercutido em relação às mudanças que estão por acontecer nas regras de privacidade e compartilhamento do WhatsApp. Mas afinal, você sabe o que muda de fato?

Desde o início deste ano, os mais de dois bilhões de usuários vêm recebendo um alerta sobre a atualização das regras do app, na qual o aplicativo é bastante claro, quem não aceitar os novos termos é convidado a apagar o app e deletar a conta.

Todavia, todos usuários terão até o dia 15 de maio para aceitar ou não a atualização dos termos, na qual amplia a integração entre o WhatsApp e o Facebook, que é dono do aplicativo de mensagem.

Em suma, o WhatsApp passou a obrigar seus usuários a compartilhar  dados pessoais com o Facebook. Dados como nome, telefone, sua agenda de contatos, modelo do telefone, operadora, IP (que permite identificar sua localização), fotos, status, dentre outros.

De acordo com a empresa de aplicativo de troca de mensagens, as novas regras irão afetar “apenas as mensagens enviadas para contas empresariais no WhatsApp”. Ou seja, as informações enviadas entre contas não corporativas não teriam qualquer mudança.

Sobretudo, vale ressaltar que as mensagens e chamadas do aplicativo ainda são criptografadas de ponta a ponta, e por isso, nem o WhatsApp, nem o Facebook, podem acessar diretamente o conteúdo das conversas.

Em dúvidas, muitas pessoas estão com medo de dar o “aceite” e estão migrando para outros aplicativos, como o Telegram e o Signal, que viram um aumento expressivo no número de usuários em razão da controvérsia envolvendo o concorrente.

*diariodamanha